NOSSA MISSÃO



Realizar Sonhos. Transformar cada indivíduo em um cidadão mais útil para a coletividade. Proporcionar que cada qual tenha para si aquilo que equivale a sua capacidade produtiva ou intelectual.

Realizamos sonhos, quando possibilitamos que aquela pessoa que sempre almejou ser maçom atinja o seu objetivo. Muitas vezes, o sonho de ser maçom, parece estar muito distante, quase impossível ou de difícil alcance. Outras vezes, esse sonho, fora interrompido por questões relacionadas a distância entre o local de residência do pretendente e a localização da Loja Maçônica; outras vezes essa interrupção se dera por problemas passageiros, já solucionados e que em época passada impediram o ingresso na Maçonaria; ainda, por vezes, o ingresso na Maçonaria é interrompido devido a falta de contato entre o candidato e os maçons da sua cidade ou região.

Realizamos sonhos quando proporcionamos a solução desses problemas e a superação desses obstáculos. Realizamos sonhos quando colocamos em contato o candidato e a Loja Maçônica e derrubamos as barreiras que impediam o seu acesso.

Tornamos o indivíduo mais útil para a sociedade ou para a coletividade, quando o preparamos de forma correta para que possa ocupar o seu lugar junto aos projetos sociais, quando o inserimos no contexto das obras sociais para o auxilio dos menos favorecidos. O indivíduo ao se tornar maçom preserva a sua individualidade, mas ganha, ao mesmo tempo, espaço dentro de um corpo fraternal secular, tornando-se mais um elo dessa corrente indestrutível chamada de “cadeia da união”.

Tornamos cada indivíduo mais prestativo a coletividade, quando o preparamos, através dos nossos estudos, para que compreenda cada vez mais as diferentes classes sociais, as necessidades de cada grupo e o modo correto de satisfazer essas necessidades, concentrando esforços e evitando o desperdiço de tempo e a evasão dos recursos.

Proporcionamos que cada um obtenha para si, tudo aquilo que a sua capacidade produtiva, comercial ou intelectual, possa lhe oferecer, uma vez que nos privilegiamos, uns aos outros, nas ações comerciais, proporcionando uma vazão garantida dos bens de consumo que circulam entre os membros da nossa Ordem; Valorizamos profundamente a livre iniciativa, a qual apoiamos através de várias ações internas com a junção dos irmãos em torno de um mesmo compromisso: o apoio incondicional ao irmão que nos pede ajuda.

Proporcionamos que cada um sinta-se melhor recompensado pelo seu trabalho quando reconhecemos o esforço individual ou coletivo, dentre nossos irmãos, valorizando não só o trabalho empresarial, industrial e comercial, mas igualmente – e por vezes até com mais destaque - ao trabalho intelectual que se expressa através das obras literárias e projetos diversos apresentados por nossos irmãos.

Cumprimos a nossa missão, toda vez que selecionamos mais um homem livre, justo e de bons costumes dentre seus pares na sociedade e o escolhemos para ser Maçom. Essa sentimento do dever cumprido nos enaltece perante nós mesmos e perante o Grande Arquiteto do Universo, que nos dá Força, Saúde e União para que possamos prosseguir cada vez mais nesse mister.