O CANDIDATO



Esta seleção é gratuita, portanto, nenhum candidato deverá efetuar qualquer pagamento, sob qualquer pretexto para os selecionadores.


Cada Potência e suas Lojas tem suas próprias regras de aceitação de novos membros bem como uma tabela de valores, conhecidos como “jóia” que devem ser quitados antes da iniciação.


O candidato aprovado e encaminhado por nós para uma Loja Maçônica, deverá acertar diretamente com os representantes da Loja, assuntos referentes a:

 

1) Valor da taxa de iniciação; 

2) Valor dos paramentos (roupas) utilizadas pela Loja; 

3) Valor do material de estudo (rituais, manuais e etc.); 

4) Local e data disponível para a cerimônia de iniciação;

5) Local e datas das reuniões semanais, quinzenais ou mensais; 

Em algumas Lojas as iniciações são semestrais, em outras, são anuais e ainda existem Lojas que fazem iniciações mensais, isso varia conforme o número de candidatos que procuram a Loja e/ou a capacidade da equipe ritualística em fazer iniciações.


Um ponto comum entre todas as Lojas Regulares e Reconhecidas como verdadeiramente maçônicas é que todas elas preservam o “ritual de iniciação” unicamente em uma Loja Maçônica e que essas reuniões são exclusivas para maçons, sem a presença de profanos. Todas elas utilizam como paramento o balandrau ou terno preto, avental e luvas. Exigem a crença no Grande Arquiteto do Universo como único Grande Criador de tudo e de todos. As lojas regulares devem estar cadastradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Brasil (CNPJ) e todas elas mantém reuniões periódicas e regulares. Todos os maçons regulares utilizam as mesmas formas de identificação, ou seja, mesmos Sinais, Toques e Palavras, tanto no Brasil quanto no mundo todo.